Sobre o serviço de personal:



Bacharel em Nutrição e Dietoterapia, pela Universidade Paulista.

Especialista em Fisiologia e Bioquímica do Treinamento e da Nutrição Esportiva, pela UNICAMP.

Nutricionista da Escola Bilíngue Infantil "Tigrinhos" (Campinas)

Nutricionista da Empresa "More Than Healthy" (Academia Fórmula)

· Avaliação Corporal completa com balança de Bioimpedância (% de Gordura, Músculo e Líquido Corporal) e cardápios elaborados para necessidade individual.

· Personal Diet: Cardápio semanal familiar, com receituário e lista de compras, treinamento para cozinheiras, arrumação de armários e geladeira, decoração de pratos e mesas, culinária saudável, técnicas de Congelamento, etc.

· Nutrição para atletas e praticantes de atividades físicas.

· Atendimento para gestantes, idosos e crianças.

· Emagrecimento e equilíbrio do organismo.

· Consultoria para Restaurantes, Empresas e Escolas (Rotulagem de alimentos, Manual de Boas práticas, Treinamentos, Elaboração de cardápios, Educação Nutricional, Palestras, etc).

Av. 11 de Agosto, 2090, N. Valinhos - Tels: 3869-3700

E- mail: gibiskier@hotmail.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR!

Dicas de combate ao desperdício de alimentos


- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.


- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.


- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.


- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.


- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.


- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.


- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.


- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liqüidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.


- Evite consumir folhas com aparência amarelada.

- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.


- Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.


*Cascas, folhas e talos também devem fazer parte do seu cardápio!!!



É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.
Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.


Essas partes do alimento que posteriormente iriam para o lixo podem ser bem aproveitadas, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo.

NUTRITIVO E FAZ BEM AO MEIO AMBIENTE!!!

UM ABRAÇO,

GISELLE BISKIER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário